18 September 2023

Catégories : Notícias

As suas perguntas sobre o sono do bebé

Ksenia Gerasimova é especialista certificada (Family Sleep Institute) em sono de crianças dos 0 aos 6 anos e é também a fundadora de MesNuitsProfondes. Ajuda as famílias a (re)encontrar o sono através de consultas individuais e de programas de sono autónomos, com ou sem apoio. As suas sessões são sempre personalizadas e adaptadas ao bebé e aos pais. Pode encontrá-la em www.mesnuitsprofondes.eu

Hoje, ela responde às suas perguntas sobre o sono do bebé!

Como é que um bebé de 12 meses pode aprender a dormir sozinho sem ser amamentado?

Pode começar por separar a alimentação do sono, colocando a última refeição da noite antes do ritual da hora de deitar. 

Estabeleça uma boa rotina à noite para acalmar e relaxar o seu bebé, o que também lhe dará um sentido de orientação. Não se esqueça também de estruturar as mamadas nocturnas. 

Poderá então ajudar o seu bebé a adormecer de forma autónoma, para que ele se possa acalmar de outras formas que não seja a amamentação. 

Escolha o método que lhe parece mais adequado a si e ao seu bebé e ponha-o em prática, adaptando-o à sua família.

A minha filha de 2 anos e meio recusa-se a dormir na cama casinha que compramos há duas semanas. O que é que posso fazer?

É aconselhável passar do berço para a cama de grande por volta dos 3 anos de idade. 

No entanto, é possível mudar mais cedo se o bebé já tiver crescido mais do que o berço. 

Acima de tudo, a criança deve estar preparada para a mudança e mostrar um interesse claro numa cama maior. 

Pode ser necessário regressar à cama antiga durante algum tempo antes de oferecer a cama casinha.

Em seguida, é necessário preparar a criança para o seu novo mundo de sono: passar algum tempo a brincar juntos ao lado da cama, propor-lhe que a decore a seu gosto (com uma grinalda de luzes, fotografias da mãe e do pai, desenhos ou as suas personagens preferidas, etc.). 

Sugira-lhe que passe algum tempo na cama durante o dia, para que se habitue e se adapte a ela. Faça da cama a sua zona de conforto, permitindo-lhe fazer tudo o que quiser nela.

.

O meu bebé tem-se recusado a dormir desde que o vizinho começou a bater nas paredes.

Escolha acções que relaxem o seu bebé e crie um bom ritual para a hora de dormir de acordo com a idade dele. Pode introduzir música relaxante, uma canção de embalar, ruído de fundo ou uma caixa de música para ajudar o seu bebé a adormecer mais tranquilamente.

O meu bebé enfia a cabeça no colchão. O que é que devo fazer?

Para os bebés com menos de 6 meses de idade, é importante aplicar medidas de prevenção da SIDS: deitar sempre o bebé de costas, utilizar um colchão firme com um lençol adaptado e retirar todos os objectos da cama do bebé. 

Além disso, em função da idade do seu bebé, ajude-o a aprender a virar a cabeça para a esquerda e para a direita quando está de barriga para baixo. 

Coloque-o no tapete de brincar sempre que possível e mostre-lhe brinquedos à esquerda e à direita da cabeça. Os músculos das costas e do pescoço vão reforçar-se e ele vai ter mais facilidade em dormir com a cabeça virada para um lado se dormir de barriga para baixo.

Uma cama casinha é adequada para uma criança de 6 anos?

Sem dúvida! É nesta idade que as crianças continuam a construir casinhas e a adorar esconderijos. 

A cama casinha pode tornar-se o mundo de uma criança. Além disso, as crianças desta idade podem decorar a cama e a sua área de dormir como quiserem, porque já têm muita imaginação.

Porque é que o sono do meu filho de 2 anos se tornou caótico?

O sono pode piorar na sequência de certos acontecimentos, como a frequência de uma creche, uma nova babá, o regresso da mãe ao trabalho, uma mudança de casa, a chegada de outro bebé, etc. 

Se nada tiver mudado na vida familiar, o sono pode regredir na sequência da aquisição de uma nova capacidade (treino do bacio, desenvolvimento da linguagem, etc.) ou simplesmente de uma nova etapa do desenvolvimento psicológico ou cognitivo da criança.

A minha filha de 5 anos não consegue adormecer à noite nem durante o dia e está cansada na escola. O que é que posso fazer?

Antes de mais, é preciso perceber porque é que ela não consegue adormecer. 

O seu ritmo diário é-lhe favorável? Deita-se demasiado tarde? Tem demasiada carga emocional ou demasiadas actividades? Ela tem um ritual de deitar que a acalma e relaxa? Tem actividades estimulantes/excitantes ou emoções fortes antes de se deitar? Há algo que a incomoda? Ela tem anemia ou deficiência de ferro (que afecta a produção de melatonina)? Eis algumas ideias para o ajudar a encontrar uma solução.

A melatonina pode ser administrada a uma criança que tem dificuldade em adormecer?

Embora a melatonina possa ser comprada nas farmácias sem receita médica, recomenda-se vivamente a prescrição de um médico, especialmente para as crianças. 

A melatonina pode ser tomada como suplemento, em caso de falta de produção ou devido a um defeito na sua produção natural (após uma doença, por exemplo). 

Por outro lado, está longe de ser a principal causa da dificuldade em adormecer nas crianças.

O meu filho de 18 meses acorda todas as noites e só consegue voltar a dormir na cama dos pais – Porque é que o meu filho de 5 meses chora à noite porque quer estar comigo? – O meu filho de 2 anos e meio não quer dormir mais, chora e quer dormir comigo.

Esta situação é frequente nos bebés cujo sono é condicionado pela presença dos adultos. 

É possível que o bebé se tenha habituado a continuar a dormir à noite na cama dos pais, na sequência de uma regressão, de uma doença ou de outro acontecimento, em que os pais tiveram de colocar o bebé na sua cama durante várias noites. Também é possível que o bebé nunca tenha aprendido a acalmar-se sozinho. 

Em ambos os casos, se os pais quiserem mudar esta situação, terão de ajudar o bebé a adormecer de forma autónoma (o que implica a capacidade de voltar a dormir).

Porque é que o meu filho de 2 anos se levanta cedo, às 6 da manhã, vai para a cama às 8 da noite e dorme uma sesta de 2 horas?

Este ritmo é perfeitamente natural, pois uma criança de 2 anos dorme, em média, entre as 11h30 e as 13h00 num período de 24 horas.

Além disso, a hora fisiológica de despertar dos bebés e das crianças pequenas é entre as 6h e as 7h30.

Pode ser utilizada uma almofada para uma criança? Em caso afirmativo, de que tipo?

Os bebés não precisam de uma almofada até terem pelo menos 12 meses de idade. Depois de um ano, pode oferecer uma almofada ao seu filho se achar que ele precisa de uma, tendo em conta a sua constituição e, portanto, o tamanho da cabeça, dos ombros, etc. Ele pode precisar de uma almofada pequena se puser o seu peluche ou as suas mãos debaixo da cabeça para dormir. 

A almofada deve ser tão larga como a cama para que não se mova demasiado durante a noite. Deve também pensar na espessura correcta da almofada para a idade do seu filho e no tecido utilizado, para evitar alergias.

O meu filho de 2 anos acorda a chorar e muito perturbado. Só os braços da mamã o podem tranquilizar. Pesadelos? Ansiedade de separação?

Existem várias causas possíveis: pesadelos ou sonhos maus, ansiedade de separação ou uma diminuição do sono devido a uma mudança na vida quotidiana da criança ou à aquisição de uma nova capacidade. 

Se a criança for capaz de explicar o pesadelo e este se repetir, analise o que o pode estar a provocar. 

Demasiados estímulos durante o dia? Imagens ou desenhos animados não adaptados à idade da criança? 

Quando há ansiedade de separação, o comportamento do bebé durante o dia também muda: segue a mãe, não quer ficar sozinho, procura-a com frequência, pega-lhe sempre na mão, etc. 

Neste caso, tranquilize o seu filho, avise-o sempre que se vai embora e prolongue o ritual da hora de dormir, acrescentando o contacto físico, os mimos e os beijos.

A cama grande está preparada para o meu filho. Tenho medo que ele se levante muitas vezes para brincar em vez de dormir.

A transição para a cama normal deve ser feita quando a criança estiver pronta. 

Isto também inclui a capacidade de ficar na cama quando é altura de dormir. 

Os pais também podem ajudar, estabelecendo um certo enquadramento, por exemplo, regras de sono: quando é hora de dormir, deita-se na cama; se não adormecer imediatamente, fica calmamente na cama, a falar ou a brincar com o seu peluche, enquanto se deita para descansar.

A minha filha de 3 anos dorme bem sem acordar, só quando dorme connosco. O que é que posso fazer?

O que precisa de saber em primeiro lugar é se a sua filha sabe adormecer sozinha, se consegue acalmar-se antes de se deitar. 

Uma criança que não tenha adquirido plenamente esta capacidade acordará durante a noite e dormirá menos profundamente. 

O melhor a fazer é ajudar a criança a adormecer autonomamente, mostrando-lhe que tem os recursos necessários para o fazer. 

As crianças ficam geralmente muito orgulhosas quando conseguem dormir sozinhas.

O meu filho de 10 meses ainda está a mamar. Como é que posso gerir a transição na cama e no quarto dele?

Em primeiro lugar, não é necessário parar de amamentar para poder mover o bebê para sua cama e para outro quarto.

Então, se você pretende colocar o bebê em seu próprio quarto, é melhor fazê-lo ao mesmo tempo em que troca a cama.

Assim, o bebê se adaptará diretamente às novas condições de sono.

As chaves para uma transição bem-sucedida: dissociar amamentação e sono (caso ainda não o tenha feito), estabelecer um bom ritual para dormir (que terá de fazer a partir de agora no seu novo quarto).

Dê ao seu filho o maior número possível de pontos de referência, mantendo a mesma rotina noturna.

Antes de fazer a transição, passe mais tempo em seu futuro quarto, brinquem juntos, tragam de volta seus brinquedos favoritos, etc. E seja confiante.

Table of Contents

Publicado em
Categorias: